Fundamentos de Enfermagem - resumão
Fundamentos de Enfermagem - resumão
Os princípios, conceitos e técnicas enfocados nesse curso são essenciais ao bom início de desenvolvimento na área, representando uma introdução à prática da Enfermagem e fundamentação teórica.
Ressaltamos ainda que os procedimentos descritos são orientações gerais e didáticas sendo uma introdução à prática da Enfermagem e devem ser ajustadas de acordo com as necessidades dos pacientes e do âmbito no qual é exercido o cuidado de enfermagem.
A Enfermagem realiza seu trabalho em um contexto mais amplo e coletivo de saúde, em parceria com outras categorias profissionais representadas por Áreas como Medicina, Serviço Social, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Nutrição, etc.
O hospital, a assistência de enfermagem e a prevenção de infecções:
Segundo o Ministério da Saúde, hospital é definido como “estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência sanitária em regime de internação a uma determinada clientela, ou de não-internação, no caso de ambulatório ou outros serviços”.
Atendendo o paciente no hospital:
Na maioria das vezes o paciente procura o hospital por extrema necessidade, e a internação pode ocorre por indicação médica ou, nos casos de doença mental ou infectocontagiosa, por força da justiça.
A internação é a admissão do paciente para ocupar um leito hospitalar, por período igual ou maior que 24 horas.
Sistema de informação:
As informações do paciente, geradas durante seu período de internação, constituirão o documento denominado prontuário - o qual, segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução nº 1.331/89), consiste em um conjunto de documentos padronizados e ordenados, proveniente de várias fontes, destinado ao registro dos cuidados profissionais prestados ao paciente.
Sistema de informação em enfermagem:
Uma das tarefas do profissional de enfermagem é o registro, no prontuário do paciente, de todas as observações e assistência prestada ao mesmo - ato conhecido como anotação de enfermagem.
Limpeza e Descontaminação:
Limpar é procedimento que deve sempre preceder a desinfecção e a esterilização; quanto mais limpo estiver o material, menor a chance de falhas no processo.
Para a realização da descontaminação e limpeza dos materiais, recomenda-se adotar as seguintes medidas...
Desinfecção:
Desinfecção é o processo de destruição de microrganismos em estado vegetativo (com exceção das formas esporuladas, resistentes ao processo) utilizando-se agentes físicos ou químicos.
Esterilização:
Esterilização é o processo utilizado para destruir todas as formas de vida microbiana, por meio do uso de agentes físicos (vapor saturado sobre pressão) e químicos (óxido de etileno, etc.)
Fonte de infecção relacionada ao paciente
A infecção hospitalar pode ser predisposta por fatores tais como:
• idade;
• condições de higiene;
• movimentação;
• certas enfermidades;
• estado de nutrição;
Atenção:
O conteúdo disponível neste curso livre tem caráter estritamente educativo e informativo.
Não é finalidade deste curso livre a emissão de qualquer tipo de diagnóstico. Os conteúdos aqui apresentados não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, ou outros especialistas.
Esse curso pode servir como atividade complementar em várias universidades (faculdades, centro universitários e cursos técnicos)
pode servir como atividade complementar, medicina, saúde, enfermeiro, técnico enfermagem, gestão
Url: View Details
What you will learn
- Fundamentos de Enfermagem - resumo
- Entenda o que é enfermagem
- O exame físico inicial
Rating: 2.5
Level: Beginner Level
Duration: 1 hour
Instructor: Greb Breg
Courses By: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
About US
The display of third-party trademarks and trade names on this site does not necessarily indicate any affiliation or endorsement of course-link.com.
View Sitemap