Contabilidade do Zero a Profissional - ESSENCIAL
Contabilidade do Zero a Profissional - ESSENCIAL
O curso de contabilidade ESSENCIAL abrange os níveis básico e intermediário, o que significa que o aluno terá um aprendizado mais COMPLETO, nessa categoria básica. Você terá acesso a um SISTEMA CONTÁBIL.
Mesmo que o aluno não tenha experiência ou não conhece CONTABILIDADE, terá condições de aprender, pois a linguagem é acessível a todos os públicos. Esse Curso é para quem não sabe contabilidade, ou para quem já estudou contabilidade, porém não sabe na prática os lançamentos contábeis de débitos e créditos, você vai aprender do Zero.
Esse é o módulo Essencial, Inicial o Básico. Se você não sabe nada, com certeza vai aprender de verdade. Além disso, todas as aulas possuem exemplos práticos para melhor fixação do conteúdo.
O aluno irá conhecer a aplicação da contabilidade, não somente nas empresas, mas também como uma ciência social e não estática, podendo usar as técnicas no próprio cotidiano.
Conosco você vai aprender no tempo certo a cada etapa. Pois, o objetivo de nossos cursos é preparar você para o mercado de trabalho. Sou Mestre em Contabilidade, MBA em Finanças e Controladoria, Bacharel em Ciências Contábeis, professora em Universidades, com mais de 25 anos de experiência na área contábil, tributária e auditoria em diversas empresas públicas e privadas e de diversos ramos de atividades, e além de atuar com entidades de Terceiro Setor.
Este curso é indicado para quem deseja sair do ponto Zero, através de conteúdo da Contabilidade ESSENCIAL, além do conhecimento fundamental na prática da Contabilidade Profissional. Com temas que ao dominar, garante sua qualificação, preparo e avanço ao próximo nível. VENHA PARA A REALIZA, E ALCANCE SEU PRÓXIMO NÍVEL PROFISSIONAL, TÁ EM SUAS MÃOS.
Objetivo do curso: Oferecer noções básicas de contabilidade principalmente acerca dos registros de débito e crédito em contabilidade, elaboração das seguintes Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício. Esses conhecimentos garantem o início da sua carreira profissional, e como ferramenta de gestão para não contadores.
O que você vai aprender?
Contabilidade Essencial, no sistema contábil de verdade, e além disso, você aluno desse curso, ganhará acesso para utilização desse sistema contábil WEB, para praticar em qualquer lugar, basta ter internet. Esse sistema é utilizado em escritórios de contabilidade e em empresas de diversos ramos de atividades. Estou dando instrução do acesso ao sistema no conteúdo deste curso. Pegue o seu CÓDIGO CONVITE para acesso ao sistema contábil.
Contabilidade, passo a passo, de forma prática e fácil, o fluxo contábil de uma empresa através de uma linguagem acessível mesmo para quem nunca trabalhou na área.
1. Campo de Atuação da Contabilidade - o patrimônio das Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
2. Usuários das Informações Contábeis – Existem dois tipos de usuários: internos e externos. Exemplos de usuários internos: os investidores, empregados, funcionários ou colaboradores, administradores, sócios, etc. Exemplos de usuários externos: Fornecedores, Governo, Bancos, Clientes, etc.
3. Patrimônio em contabilidade – é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa física ou jurídica.
4. Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimônio - Enquanto o aspecto qualitativo identifica a nomenclatura das informações o aspecto quantitativo evidencia os valores nas contas contábeis.
5. Representação Gráfica do Patrimônio – O patrimônio da organização pode ser representado por um gráfico na forma de “T”
6. Situações Líquidas Patrimoniais - As situações líquidas patrimoniais são compostas pela diferença entre o ativo e o passivo: SL= Ativo - Passivo.
7. Equação Básica do Patrimônio – A equação: A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual ao total de passivos (P) mais o patrimônio líquido (PL).
8. Elementos que compõem o Patrimônio - o patrimônio é composto por: ativos e passivos. Os ativos (bens e direitos). Os passivos representam obrigações.
9. Elementos do Patrimônio Líquido – Capital Social, Reservas de Lucro e Prejuízos Acumulados.
10. Origens e Aplicações de Recursos - As origens de recursos são representadas pelos elementos contábeis que forneceram os recursos financeiros para a empresa, ou seja, aqueles que financiaram a empresa. APLICAÇÕES DE RECURSOS, são os elementos que identificam como foram gastos os recursos financeiros para suprir as necessidades operacionais da empresa, os quais foram financiados pelo capital de terceiros ou pelo capital próprio.
11. Classificação das Contas Patrimoniais – São divididas em dois grupos: Contas Patrimoniais: contas estão relacionadas ao patrimônio da empresa e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: São contas relacionadas às receitas, custos e despesas da empresa.
12. Classificação das Contas de Resultado – No grupo de receitas são registrados os valores recebidos pela empresa, ou a receber. São decorrentes da atividade operacional da empresa, como exemplo: venda de produtos, mercadorias ou serviços. Tem ainda o grupo de receitas não operacionais, essas são decorrentes de vendas de bens que não fazem parte da atividade fim da empresa.
13. Noções de débito e crédito em contabilidade - Débito é a aplicação de recursos, e Crédito é a origem do recurso aplicado.
14. Função e Funcionamento das Contas - Função: é explicar a finalidade de cada conta contábil, exemplo: em que situação ou fato deve-se realizar o registro contábil. Funcionamento: identificar em que situação a conta deve receber lançamento à débito, e/ou à crédito. Além disso, informa a natureza do saldo da conta.
15. O Plano de Contas: é um conjunto de contas que representam os fatos administrativos que ocorrem na rotina da empresa.
16. Contas do Ativo Circulante – Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras, Clientes, Estoques de Mercadorias.
17.Contas do Ativo Não Circulante – Ativo realizável a Longo Prazo, Investimentos, imobilizado e Intangível.
18. Contas do Passivo – Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Encargos sociais Trabalhistas, Empréstimos Bancários.
19. Contas do PL - Capital Social Subscrito, Capital Social a Realizar ou a Integralizar, Reservas de Lucros, Prejuízos Acumulados.
20. Contas de Resultado Custos e Despesas - Despesas Comerciais ou com Vendas, Despesas Administrativas, Despesas Tributárias, Despesas Financeiras, Outras Despesas Operacionais.
21. Contas de Resultado Receitas - Receita Bruta de Vendas, Deduções da Receita Bruta, (devoluções, cancelamentos, abatimentos e descontos incondicionais concedidos incidentes sobre a receita bruta e tributos incidentes sobre a receita Bruta), Receitas Financeiras, Outras Receitas.
22. Forma de Estruturação das Contas Contábeis no Plano de Contas
23. Atos administrativos - são os que não provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, não são registrados pela contabilidade.
24. Fatos administrativos - são as transações que provocam alterações nos elementos do patrimônio ou do resultado, portanto, são registrados na contabilidade.
25. Fatos Administrativos Modificativos: Os fatos modificativos contemplam a alteração do patrimônio líquido.
26. Fatos Administrativos Mistos: Os fatos mistos ou compostos ocorrem quando há, simultaneamente, alteração quantitativa (modificação) e qualitativa (permuta) no patrimônio. Tais fatos, da mesma forma como ocorre com os modificativos, podem ser confirmados por meio da alteração do Patrimônio Líquido.
27. Livros Utilizados na Escrituração – Diário - No Diário são lançados dia a dia todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que provocam modificações no Patrimônio, bem como aqueles que possam vir a modificar futuramente o Patrimônio. O livro Diário é obrigatório, está sujeito às formalidades extrínsecas e intrínsecas. As empresas que não tem obrigatoriedade de apresentar a ECD – Escrituração Contábil Digital, geralmente devem apresentar o Livro Diário.
28. Livros Utilizados na Escrituração – Razão – O livro Razão é um livro de grande utilidade para a contabilidade porque registra o movimento individualizado de todas as Contas, e é utilizado para análise dos saldos das contas contábeis.
29. Método das Partidas Dobradas - Esse método consiste na seguinte afirmação: Não há devedor sem que haja credor e não há credor sem que haja devedor, sendo que para cada débito existe um crédito de igual valor.
30. Fórmulas de Lançamentos - O lançamento de 1ª FÓRMULA é quando aparece apenas uma conta a débito e uma conta a crédito. 2ª FÓRMULA, quando no registro contábil possui a necessidade de ter uma conta a débito e várias contas a crédito. 3ª FÓRMULA: quando aparecem várias contas debitadas e apenas uma conta creditada. Agora a 4ª FÓRMULA: ocorre quando existe a necessidade de várias contas serem debitadas e varias contas serem creditadas.
31.Regime de Competência - é o registro na contabilidade, de uma compra de bens, ou de receitas, ou de despesas, na data do fato gerador, ou seja, no momento da compra, ou no momento da receita de vendas.
32. Regime de Caixa – é o registro da movimentação financeira, pela entrada e saída de dinheiro na empresa.
33. Apuração de Resultado do Exercício - Apuração do resultado do exercício (ARE) é um procedimento contábil que visa zerar ou transferir os saldos das contas de resultado, com o objetivo de determinar (o lucro ou o prejuízo) apurado pela empresa em um determinado período. Ou seja, é o confronto entre as contas de resultado credoras, ou receitas e contas de resultado devedoras, ou (despesas e custos) para apurar se a empresa obteve lucro ou prejuízo.
34. Demonstrativo de Resultados - tem por objetivo detalhar r demonstrar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas, apuradas geralmente de acordo com o regime de competência.
35. Balanço Patrimonial - é um relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações contábeis em determinado período, pode ser: mensal, quinzenal, trimestral, anual, de acordo com a necessidade de informação da empresa.
36. Prática 1 - Constituição de uma Empresa – Fato contábil e registro contábil no grupo do Patrimônio Líquido, e subgrupo Capital Social da empresa, pela subscrição e na integralização do capital social, evidenciando o recebimento de recursos financeiros ou de um bem, transferido pelos sócios.
37. Prática 2 - Aquisição de uma Loja – Fato contábil e registro contábil no grupo do Ativo Não Circulante, subgrupo Imobilizado, na conta Imóvel, e a origem de recursos depende se for a prazo em Contas a Pagar/Fornecedores ou à vista em Bancos.
38. Prática 3 - Compra de Móveis e Utensílios da Empresa - Fato contábil e registro contábil no grupo do Ativo Não Circulante, subgrupo Imobilizado, na conta Móveis e Utensílios, e a origem de recursos depende se for a prazo em Contas a Pagar/Fornecedores ou à vista em Bancos.
39. Prática 4 - Aquisição de Mercadorias para Revenda da Empresa - Fato contábil e registro contábil no grupo do Ativo Circulante, subgrupo Estoques, na conta Mercadorias para Revenda, por exemplo e a origem de recursos depende se for a prazo em Contas a Pagar/Fornecedores ou à vista em Bancos.
40. Prática 5 - Receitas com Vendas de Mercadorias da Empresa - Fato contábil e registro contábil no grupo do Ativo Circulante, subgrupo Caixa/Bancos, se o for à vista, e se for à prazo, na conta Clientes ou Contas a Receber. A contra partida em contas de Resultado, subgrupo de Receitas com Vendas de Mercadorias para Revenda.
41. Prática 7 - ARE da Empresa – Apuração de Resultado de Exercício trata-se de uma uma rotina contábil que confronta os valores das receitas, custos e despesas, para zerar os saldos dessas contas de resultado, para calcular o lucro ou prejuízo gerado em determinado período pela empresa.
42. Pratica 08 – DRE da empresa – A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório contábil que tem objetivo apurar o lucro ou prejuízo.
43. Prática 9 - Balanço Patrimonial da Empresa - é um demonstrativo contábil que evidencia a situação econômica de uma empresa.
44. Registro de fatos com os documentos:
44.1 Registro do Capital Social - Documento: Contrato Social
44.2 Despesa com Aluguel - Documento: Contrato de Aluguel
44.3 Compras de Mercadorias para Revenda - Registro Contábil do DANFE
44.4 Vendas de Mercadorias - Documento: Análise do DANFE
44.5 Registro de Receitas com Vendas
44.6 Registro de CMV e ICMS
44.7 Elaboração de Balanço e DRE
Atualizamos este curso colocando o SISTEMA CONTÁBIL que é utilizado na prática das empresas, você vai aprender e praticar de qualquer lugar e a qualquer hora, basta ter a internet. Pegue o seu CÓDIGO CONVITE que está na aula do sistema, faça o seu cadastro e mãos a obra, pratique no sistema contábil agora, não perca tempo. Sucesso e bons estudos, vejo você no curso.
MÓDULO ESSENCIAL. Aprenda de VERDADE, Alcance o Próximo Nível e Mude Sua Carreira. SISTEMA CONTÁBIL
Url: View Details
What you will learn
- Aprender contabilidade de forma prática e fácil todo fluxo contábil de uma empresa através de uma linguagem acessível mesmo para quem nunca trabalhou na área
- Obter o conhecimento necessário para interpretação de relatórios gerenciais, balancetes, balanço , DRE, apuração de resultado e qualquer registro contábil
- Terá condições de avaliar a situação econômica e financeira da entidade através das informações contábeis, bem como as modificações futuras como investimentos.
Rating: 4.58333
Level: Beginner Level
Duration: 12 hours
Instructor: Realiza Treinamentos
Courses By: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
About US
The display of third-party trademarks and trade names on this site does not necessarily indicate any affiliation or endorsement of course-link.com.
View Sitemap