MÉTODO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS




MÉTODO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS

Este é um curso on-line e, por conseguinte, para que o aprendizado tenha efeito é necessária a plena participação do aluno e assim, por exemplo, oferecer questionamentos; buscar aprofundar o conteúdo; e, sobretudo, fazer os exercícios propostos. O dinamismo e a eficiência do curso são decorrentes disso de maneira inexorável. Ademais, o aprendizado depende sempre, em boa parte, da vontade de quem quer aprender (!).


Este curso corresponde ao nível 1 da estratégia didática pensada que inclui um segundo curso (Nível 2) também disponível - "O Processo Criativo para arquitetos: Aprendendo a projetar" - promovendo, portanto, a continuidade do tema,  elevando a complexidade do exercício final, que alcança um nível intermediário.   


Toda atividade criativa requer um método de trabalho aliado ao talento. Por deficiências do ensino, nem sempre, os alunos recebem de seus professores de projeto a didática necessária para o desenvolvimento de um método para projetar capaz de capacitá-los a atender qualquer que seja o grau de complexidade do tema abordado. Nesse sentido, cabe chamar a atenção para o fato de que as deficiências no aprendizado levam a incorporar vícios no desenvolvimento dos projetos que se transformam em grande empecilho para alcançar níveis de excelência e usufruir da capacidade criativa de maneira plena. Os softwares disponíveis (2D e 3D) nada mais são que meios para desenvolver e/ou para apresentar ideias. A criatividade, portanto, permanece  como um fator imprescindível e um diferencial do profissional da Arquitetura no mercado de trabalho.


Para os exercícios oferecidos, os alunos podem usar os programas que melhor dominam: AUTOCAD ou BIM. O aqui importa é o resultado e não os meios. Este é um curso que trata da criatividade e não tem como objetivo ensinar softwares aplicados à Arquitetura e nem aferir o quanto o aluno domina essas tecnologias. Parte-se do princípio de que o que faz um arquiteto é sua criatividade e não o domínio do conhecimento sobre aplicativos (!). Este curso propõe o aprendizado do processo criativo e assim, capacitar o aluno para cumprir os protocolos inerentes ao desenvolvimento do projeto arquitetônico. Uma vez apreendido o conteúdo, o aluno será capaz de alcançar maior rendimento na prática de projetar, sobretudo no sentido da expressão formal, a partir da coerência lógica do arranjo dos espaços. O curso proporciona a compreensão de que projetar obras arquitetônicas, como atividade criativa, pressupõe desenvolver a capacidade criativa.


O conteúdo do curso foi construído a partir do entendimento de que o projeto arquitetônico é, com efeito, um equacionamento simultâneo de fatores intervenientes construídos a partir da análise do tema do ponto de vista funcional e da formulação de conceitos no sentido da construção de uma expressão formal como arte utilitária.


Pensar a  obra arquitetônica pressupõe pensar aspectos humanos, filosóficos, ecológicos, tecnológicos, econômicos, históricos e geográficos. Nesse sentido, o curso dá a devida ênfase à conceituação como o diferencial fundamental da boa arquitetura e como gatilho indutor do processo criativo. 


O aluno é levado a pensar a obra arquitetônica como resultado de um conceito físico (síntese) ou expressão formal, mas que atenda às necessidades particulares e imediatas de um indivíduo e/ou grupo, bem como, aos aspectos técnico-funcionais (quantitativos) como os estético-formais (qualitativos). Aconselha-se o aluno a atender o curso Aprendendo a Geometria Construtiva (Níveis 1 e 2) para o exercício da expressão formal. A Arquitetura é em sua quintessência uma expressão formal e, nesse sentido, uma  arte plástica)


No Exercício Final, em nível de Estudo Preliminar, o aluno é convidado a pensar uma solução para o tema proposto e assim, além da oportunidade de exercitar o cumprimento dos protocolos ensinados,  ter a chance de pensar soluções inovadoras. 


São oferecidos exercícios intermediários anteriores ao Exercício Final, cujo tema é uma casa de pequenas dimensões.


Os protocolos ensinados como etapas do processo são: 

1- A formulação do Conceito;

2- A montagem do Programa de Necessidades;

3- A construção do Organograma;

4- A construção do Fluxograma;

5-  Partido Arquitetônico: o lançamento de manchas (A pré-planta-baixa);

6- Execução de estudo volumétrico.


O curso não ensina o dimensionamento de espaços no que diz respeito, por exemplo, ao tamanho de aberturas para a iluminação natural, já que isso é consequência da fidelidade aos parâmetros determinados por lei. Ademais, a configuração geométrica dos espaços e suas dimensões assumem possibilidades infinitas, sem que para isso seja possível impor fórmulas exatas.

O curso tem 17 aulas de curta duração de conteúdo objetivo nas quais é oferecida a teoria ilustrada por meio de vídeos e slides, de maneira a tornar o ensino dinâmico e prazeroso.


Além das aulas, o aluno poderá contar com recursos pedagógicos: links de vídeos extraídos da internet que ajudam a reforçar o conteúdo teórico. 


Você terá acesso vitalício, além de ter a chance de se comunicar com o instrutor e assim, poder tirar dúvidas e/ou aprofundar o conteúdo oferecido sempre queira. As respostas serão enviadas com a maior celeridade possível.


O aluno também poderá contar com uma consultoria, caso as dúvidas sejam de trabalhos realizados nas aulas de projeto em sua escola e que tenham relação com conteúdo do curso aqui oferecido.


Além do certificado o trabalho final pode ser incorporado ao portfólio e assim, proporcionar a qualificação necessária para as oportunidades de trabalho, durante a graduação ou como profissional formado. Vale lembrar que os estudantes de Arquitetura podem participar de concursos de ideias, e que o projeto do TCC pode ser selecionado para participar do concurso "Ópera Prima", que tornou-se uma oportunidade tradicional para que novos talentos se apresentem para o mercado de trabalho. Um de meus alunos foi agraciado com menção honrosa em concurso de ideias e credita esse feito ao método aqui oferecido e, por certo, terá a partir disso um reconhecimento que o ajudará na carreira desde o período da graduação.  


Inscreva-se já (!) e comece a praticar o método ensinado em concursos de ideias para estudantes de Arquitetura. São grandes oportunidades de ter o seu nome reconhecido como um talento antes da finalização da graduação, a exemplo do que aconteceu ao aluno citado. Acompanhe essas chances oferecidas pelos sites de Arquitetura e mãos à obra!


Os que se inscreverem receberão o link para assistir na íntegra e gratuitamente o documentário: Oscar Niemeyer - Sensibilidade e Erudição e o link para acessar um dos números da Revista Pináculo, dedicada exclusivamente aos estudantes de Arquitetura - a primeira do Brasil.



Aprendendo o processo criativo para desenvolver projetos arquitetônicos de baixa complexidade (Nível 1)

Url: View Details

What you will learn
  • O objetivo principal objetivo deste minicurso é ensinar os protocolos ou o passo a passo para o desenvolvimento do projeto arquitetônico.
  • A aplicação do método ensinado em qualquer tema a ser abordado: projetos de baixa à alta complexidade.

Rating: 4.45

Level: Beginner Level

Duration: 3.5 hours

Instructor: Francisco Lauande


Courses By:   0-9  A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z 

About US

The display of third-party trademarks and trade names on this site does not necessarily indicate any affiliation or endorsement of course-link.com.


© 2021 course-link.com. All rights reserved.
View Sitemap